Quem Somos

As Comunidades Compassivas são grupos que reconhecem que todos os ciclos naturais de doença e saúde, nascimento e morte, e amor e perda, ocorrem todos os dias dentro das órbitas de suas instituições e atividades regulares.

Uma comunidade que reconhece que cuidar uns dos outros em momentos de crise e perda não é simplesmente uma tarefa exclusiva de serviços sociais e de saúde, mas é uma responsabilidade de Todos.

Estas comunidades encorajam publicamente, facilitam, apoiam e celebram o cuidado mútuo durante os momentos e experiências mais desafiantes da vida, especialmente aqueles relacionados a doenças que ameaçam a vida e a limitam, doença crónica, fragilidade, envelhecimento e demência, sofrimento e luto.

Embora o serviço público se esforce para manter e fortalecer serviços de qualidade para os mais frágeis e vulneráveis, nem todas as pessoas têm acesso a eles. Situações graves de doença, morte e perda podem acontecer a qualquer momento, durante o curso normal das nossas vidas.

Uma comunidade compassiva reconhece e aborda diretamente esta realidade social.

Comunidades compassivas em Portugal

Em Portugal, este movimento internacional começou a dar os primeiros passos em 2019, com o projeto "Borba Cidade Compassiva-Todos contigo". Em 2020 juntaram-se os projetos "Porto Compassivo" e "Amadora Compassiva". Estes últimos, tiveram o apoio da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e da Fundação "la Caixa", através do concurso "Portugal Compassivo - Laços Que Cuidam", do qual foram vencedores e beneficiários, no período de janeiro de 2020 a maio de 2021. São estas três cidades as precursoras deste movimento no país.

Mais recentemente, em 2022, mais três comunidades se juntaram a este movimento com apoio da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e da Fundação "la Caixa". São elas: "Viver ComPaixão" Faro | Loulé | São Brás de Alportel, "Gaia Compassiva – Cidade Com Paixão" e "Leiria Compassiva - comPAIXÃO pelos seus!"