O projeto "Porto Compassivo - Uma comunidade que cuida até ao fim", procura contribuir para que a cidade do Porto se torne uma cidade mais compassiva, tendo dois objetivos específicos:
- Sensibilizar e capacitar para o cuidar e para a naturalidade e normalidade da morte e do luto;
- Criar uma rede de colaboração para pessoas com doença grave e/ou incapacitante em fim de vida e para os seus cuidadores.
O promotor do projeto é a Compassio – Associação para a construção de comunidades compassivas, criada em junho de 2019, cuja missão é colocar a compaixão no centro das relações humanas e das comunidades, com foco nas pessoas em situação de fragilidade relacionada com a doença e/ou isolamento social, promovendo a ética do cuidar como um compromisso fundamental da sociedade.
O projeto tem como parceiros a Câmara Municipal do Porto, as Juntas de Freguesia do Bonfim, Campanhã e Paranhos, a União de Freguesias de Aldoar, Nevogilde e Foz do Douro, o Centro Hospitalar Universitário São João, a Faculdade de Medicina, a UCC Cuidar (Unidade de Cuidados na Comunidade), a Obra Diocesana de Promoção Social, o Centro Social da Foz do Douro, a Área Transversal de Economia Social (ATES) da Universidade Católica Portuguesa no Porto, a Associação Cuidadores e o Grupo ao 3º dia. Pretende-se juntar mais parceiros e cidadãos a este movimento.
O projeto Porto Compassivo foi apoiado e financiado pela Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e pela Fundação "La caixa", de janeiro 2020 a maio 2021, tendo sido o Centro Hospitalar Universitário São João, durante esse período, o promotor do projeto, com um protocolo com a Compassio.
Em julho de 2022, a Compassio, irá iniciar o projeto Vizinhos Compassivos, integrado no Porto Compassivo, financiado pelo Orçamento Colaborativo da União de Freguesias de Aldoar, Nevogilde e Foz do Douro, onde, durante 1 ano, se pretende ativar e dinamizar redes comunitárias colaborativas de cuidado (Vizinhos Compassivos).
No concelho de Amadora, o Projeto "Amadora Cidade Compassiva" é promovido pela Cooperativa LInQUE - Cuidados Paliativos em casa com o apoio de uma ampla rede de parceiros, tendo como objetivos:
- Criar uma sociedade mais humana, presente e amiga.
- Desenvolver um programa de sensibilização social, informação e formação nas áreas do envelhecimento, da doença em fase avançada, do final de vida e do processo de morte; Envolver os cidadãos no apoio às pessoas doentes e às suas famílias na fase avançada da doença;
- Permitir que a pessoa com doença incurável em fase avançada possa permanecer no domicílio se assim o desejar, com o apoio duma equipa de cuidados paliativos e suportada por uma rede de apoio compassivo;
Promover uma organização social que apoie as pessoas doentes e em situação de vulnerabilidade, complementando a intervenção das equipas técnicas de saúde;
Melhorar a literacia em saúde, promovendo o conhecimento e desconstruindo mitos;
Promover a esperança e a vivência duma vida com sentido.
Estes objetivos serão atingidos através de ações de formação, sensibilização e informação, da realização de eventos e atividades de apoio a cuidadores e da implementação do conceito de Redes Colaborativas de Cuidado (Círculo de Cuidados).
Pretende-se que o resultado final se traduza no apoio às pessoas doentes e em situação de vulnerabilidade, complementando a intervenção das equipas técnicas das áreas da saúde e social.
A "Associação Borba Contigo Cidade Compassiva" , é uma associação de solidariedade social sem fins lucrativos. Foi constituida em março de 2019.
O projeto Borba Contigo Cidade Compassiva, nasce da necessidade de ajudar as pesoas em situação de fim de vida e às suas familias. Ajudá-las a cuidar do seu familiar doente, em casa, até o final da sua vida, se for este o seu desejo.
Com os avanços da medicina, tem aumentado a esperança de vida. Vivemos mais anos, mas com mais dependência.
Este aumento do envelhecimeto da população e das doenças crónicas e incapacitentes, junto a perda da rede tradicional de cuidados, tem trazido como consequência, o aumento de situaçoes de doença crónica avançada e em fim de vida, em solidão.
A maioria das pessoas que enfrentam estas situações de doença e final de vida, estão sozinhas ou têm apenas um cuidador.
Ao sermos conscientes de esta problemática, um grupo de cidadãos de Borba uniu-se para constituir a "Associação Borba Contigo Cidade Compassiva".
Rapidamente iniciamos ações de sensibilização para consciênciar a população deste problema e transmitir a importância da ajuda da comunidade para sua resolução.
A missão da associação é:
Para conseguir transformar uma comunidade, numa comunidade mais compassiva, é necessario cultivar a verdadeira compaixão, estimulando a empatia pelo sufrimiento de todos os seres humanos.
A Associação conta com a parceria das autoridades locais, além de muitas outras entidades, associações, empresas, e instituições da cidade, do Alentejo, e faz parte do CLAS (conselho local de ação social). E continua a tentar realizar o máximo de parcerias para conseguir a implicação de toda a sociedade nos cuidados no final da vida.
A comunidade é a resposta, porque "morrer importa". A pessoa em fim de vida tem direito a fechar seu ciclo em paz, com sintomas controlados, e sempre que possível, no seu lar rodeado de seus seres queridos.
Com uma comunidade mais compassiva vamos voltar a conseguir a essência da humanidade partilhada.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |