#SAUDADES_WishYouWereHere

#SAUDADES_WishYouWereHere
Data:2021-01-16

No âmbito do Projeto Amadora Compassiva, a Alexandra Correia vai desenvolver a ação piloto do Programa "#SAUDADES_WishYouWereHere", na Escola Luisa Madureira da Santa Casa da Misericordia da Amadora

É um Programa de Desenvolvimento de Competências para Lidar com a Perda, no qual se pretende construir um diálogo partilhado sobre as dificuldades e as estratégias que podem ser usadas para falar com as crianças acerca do tema da saudade, da perda e do luto.

Vai iniciar-se já no próximo mês e serão quatro momentos de formação, de 2 horas cada, num total de 8 horas, envolvendo jovens do 9º ano, professores e família.

Ao longo da vida, as crianças vivenciam experiências várias que estão associadas à perda de algo significativo: a morte de um animal de estimação, o divórcio dos pais, a doença de um familiar próximo... Estas experiências constituem acontecimentos marcantes para toda a família e com um grande impacto na vida de cada indivíduo. A actual situação pandémica que vivemos e as limitações de contacto que daí resultam, induzem a um sentimento de saudade. Quando estas situações ocorrem, surgem medos e dúvidas, que vão ser partilhados de acordo com as competências emocionais desenvolvidas em cada idade. É assim essencial que os adultos que estão mais próximos das crianças, estejam atentos e disponíveis para ouvir as suas angústias e medos, que podem ser expressos através de perguntas diretas ou no seu comportamento.

Assim vamos lançando sementes de Compaixão que facilitam o lidar de forma compassiva com a saudade, o luto e a perda.

Inscrição - #SAUDADES_WishYouWereHere