Projeto Gaia Compassiva – Cidade com Paixão

Projeto Gaia Compassiva – Cidade com Paixão
Data:2023-03-13

A 1 de março de 2023 decorreu, no Auditório Municipal Manuel Menezes de Figueiredo, em Vila Nova de Gaia, a Sessão Pública de Apresentação do Movimento "Gaia Compassiva" e do "Projeto Gaia Compassiva – Cidade com Paixão", da responsabilidade da Associação Com Paixão por Gaia (ACPpG) como entidade responsável, em parceria com o Município de Vila Nova de Gaia. Este projeto foi vencedor do Concurso Portugal Compassivo: Laços que Cuidam, promovido pela Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e a Fundação La Caixa, tendo merecido o reconhecimento de mérito pela Câmara Municipal de Gaia.

A Associação "Com Paixão por Gaia" (ACPpG), pessoa coletiva de direito privado, sem fins lucrativos, nasceu a 27 de maio de 2021 e tem como Objeto Social desenvolver e difundir o conhecimento na vertente dos Cuidados Paliativos junto dos profissionais de saúde, profissionais de instituições e entidades, doentes e cuidadores, voluntários e cidadãos em geral, reconhecendo a comunidade, de acordo com o modelo de cuidados paliativos, como elemento essencial para a melhoria da saúde e bem-estar e da qualidade de vida dos doentes e das famílias. A Associação "Com Paixão por Gaia" assumiu a responsabilidade de dinamizar e impulsionar o movimento "Gaia Compassiva".

Os seus fundadores são, na sua grande maioria, os profissionais de saúde com formação especializada em Cuidados Paliativos que integram as equipas domiciliárias e hospitalar de Vila Nova de Gaia.

O Projeto Gaia Compassiva – Cidade com Paixão, tem como objetivo primordial contribuir para que Gaia se torne uma "Cidade Compassiva", preconizando, para prossecução deste objetivo: sensibilizar, informar e formar nas áreas da doença avançada, do final de vida, do processo de morte e do luto; criar uma rede comunitária e compassiva de cuidados paliativos. "Gaia Compassiva - Cidade com Paixão" pretende, desta forma, contribuir para a articulação entre todos os parceiros na construção de uma sociedade mais humana, presente e solidária, com uma integração do processo de cuidar em rede. Pretende-se ainda encorajar publicamente, facilitar, apoiar e celebrar o cuidado mútuo durante os momentos e experiências mais desafiantes da vida, especialmente aqueles relacionados com doenças que ameaçam a vida e a limitam, como doença crónica, fragilidade, envelhecimento e demência, isolamento e solidão, sofrimento e luto, particularmente quando é vontade do doente manter-se em casa até ao fim de vida.

O evento contou com as presenças do Dr. Dário Silva, Vereador do Pelouro da Saúde da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, da Enf.ª Catarina Pazes, Presidente da APCP, da Dra. Bárbara Lopes, Assessora Científica do Programa Humaniza da Fundação La Caixa, da Dra. Isabel Chaves e Castro, Presidente da ACPpG do e da Dra. Daniela Vieira, Coordenadora do Projeto "Gaia Compassiva - Cidade com Paixão". Participaram na sessão ilustres convidados e parceiros da Comunidade, que se juntaram numa sessão inaugural de um projeto que integra o Movimento Portugal Compassivo e visa contribuir, com paixão, para que existam mais Comunidades Compassivas para um Portugal, cada vez mais, Compassivo.

Inscrição - Projeto Gaia Compassiva – Cidade com Paixão