Grupo de Partilha para Pessoas com vivência de doença

Grupo de Partilha para Pessoas com vivência de doença
Data:2021-04-07

Terminou no dia 31 de março a 1ª edição do Grupo de Partilha da Compassio - 7 sessões para integrar e encontrar um sentido - para pessoas com vivência de doença grave e/ou crónica. Foi um percurso belíssimo de crescimento na partilha e na escuta e de sentir que não estamos sós, feito por oito pessoas, duas facilitadoras e 4 convidadas (sociodramatista, psicólogas e psiquiatra)!

Fizemos caminho em sete quartas-feiras, onde laborámos na desconstrução e nova construção de uma casa. Acreditámos no caminho da partilha com pessoas que passam por algo semelhante, o que ajuda a descobrir os recursos internos, que todos temos, para viver o melhor possível situações adversas e para encontrar um sentido. Quando vem uma doença há um abalo dos alicerces e vem ao de cima a necessidade de fazer um caminho interior, uma construção interior e por isso a CASA, essa exploração interior para aceitar e integrar a existência de um hóspede indesejado, que é a doença.

Começámos pelo HAAL, estabelecemos a rota e partimos do mote do nosso grupo: Tudo pode ser tirado de uma pessoa, exceto uma coisa: a liberdade de escolher a sua atitude em qualquer circunstância da vida (Vitor Frankl). Passamos ao QUARTO e refletimos sobre as interrogações profundas que a doença provoca, o porquê, o para quê, e o como. De seguida, fomos ao SÓTÃO e trabalhamos os "Ditos do sofrimento" e o trabalho de aceitação. Chegamos à COZINHA e fomos à busca do sentido de vida que podemos descobrir em qualquer situação. Na DISPENSA explorámos os recursos que ajudam. E por fim, fomos ao JARDIM, procurar onde encontramos beleza na nossa vida e trabalhar na construção de um "percurso construtivo". Trabalhámos perguntas importantes: como quero viver a minha realidade de pessoa com vivência de doença? Como faço esse caminho? Como mantenho a casa inteira e as janelas abertas?

Pensamos fazer outra edição em outubro deste ano. VALE MESMO A PENA!

Inscrição - Grupo de Partilha para Pessoas com vivência de doença