Comemoração do dia mundial dos cuidados paliativos em Borba

Comemoração do dia mundial dos cuidados paliativos em Borba
Data:2022-11-03

Cuidados Paliativos, um direito; uma necessidade; porque quando a doença chega, costuma causar muito sofrimento. Por isso se necessitam equipas de cuidados paliativos multidisciplinares que possam ajudar a aliviar este sofrimento. E comunidades compassivas que ajudem ao familiar da pessoa com doença, a cuidar. A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos APCP luta para levar os cuidados paliativos a todas as pessoas que precisam deles. Profissionais como Rafa Mota Vargas (médico de paliativos da área de saúde de Badajoz, fundador de Badajoz Contigo, Ciudad Compasiva, Alberto Meléndez (médico de paliativos na área de saúde de Álava, um dos fundadores de Vivir con Voz Propia e da organização Babespean), Elsa Mourao (médica de paliativos domiciliarios da equipa Linque - Cuidados Paliativos em casa e promotora de Amadora Compassiva), Lília Nunes Reis enfermeira de saúde pública no ACES Algarve central, especialista em enfermagem comunitária pertence a borderlesscompassioncommunity.org e Mariana Abranches (presidente da @associação.compassio e promotora de Porto Compassivo) juntaram-se no dia 29 de outubro de 2022 com Portugal Compassivo (Amadora, Porto e Borba compassiva) para dar voz aos profissionais de cuidados paliativos e à pessoa com doença. Para dar visibilidade aos Cuidados Paliativos e sensibilizar da importância de cuidar no final da vida.
O evento decorreu no pavilhão multiusos da Santa Casa Misericórdia Borba e teve a participação da Associação RBF e a representação da APCP na pessoa do Dr. Hugo Lucas
Obrigada a todos os assistentes à nossa comemoração do Dia Mundial dos Cuidados Paliativos. Foi uma tarde muito marcante, com dois colóquios fantásticos e motivadores e um momento musical maravilhoso.
Obrigada a todos os que o tornaram possível. Obrigada
Maria Massas Amelia Nascimento Cidália Lapão Cidália Lapão Gila Dionisia Magarreiro Dionisia Magarreiro Susete Galhanas Luisa Marcos, Luis Dias, Amelia Bilro, María Helena Faleiro Grego Lurdes Silveira Zezinha florista @Desing floral by Zezinha, Luis e Filipe, Manuela Lagoa Carlos Bacalhau
Município Borba Dom Borba Adega de Borba Santa Casa Misericórdia Borba Associação RBF .
E reforço nosso agradecimento a todos os participantes do evento, que vieram desinteresadamente desde longe para realizar este evento para a população de Borba.

Inscrição - Comemoração do dia mundial dos cuidados paliativos em Borba