"Quando a circunstância é boa, devemos desfrutá-la; quando não é favorável devemos transformá-la e quando não pode ser transformada, devemos transformar a nós mesmos." Vitor Frankl
Grupo comunitário de partilha para reencontrar sentido e ânimo no cuidado, dirigido a pessoas que cuidam de alguém de forma formal.
Na vivência do cuidado surgem muitos desafios, ainda mais neste tempo rápido e pós pandemia, em que o desgaste dos que trabalham na área social e da saúde foi e é enorme.
É essencial cuidarmos da saúde mental, o autocuidado é vital, e a partilha e a escuta de outros que trilham caminhos semelhantes de cuidado, poderá contribuir para voltar a encontrar sentido e ânimo no ato de cuidar.
Durante 7 sessões, a partir da rede, tecemos o suporte e construímos a casa, percorremos cada divisão com o sentir desperto e o espaço de escuta atenta.
Regras do Grupo:
- Aceitação, respeito e escuta do outro
- Falar na primeira pessoa
- Ser autêntico - Confidencialidade
- Comprometer-se a estar presente em pelo menos 5 das 7 sessões
Facilitadoras:
.Sofia Mexia, formada em psicologia, facilitadora de processos de desenvolvimento pessoal e grupal, tem trabalhado na construção e gestão de programas de desenvolvimento socioemocional para crianças, jovens, pessoas em situação de vulnerabilidade e profissionais de educação e ação social (ex.: Dropi; Shotgun; Achimpa; Girafa). Atualmente, trabalha na Fundação Aga Khan Portugal (Porto); é presidente da Associação Unificar; consultora e docente na Área Transversal de Economia Social (UCP-Porto); e membro da direção da Associação Compassio. Tem facilitado formações em temas como Personal Storytelling, Liderança, Gestão de Projetos, Saúde Mental e Comportamentos Aditivos, entre outros.
. Patrícia Galeão, Assistente Social, com função de Mobilizadora Comunitária na Associação Compassio. Atualmente, está a tirar uma pós-graduação em desenvolvimento local e colaborativo. Já trabalhou em diferentes valências da área social como terceira idade, adultos, crianças e jovens. Participou em duas missões humanitárias: em Cabo Verde e em Angola. É apaixonada pelas pessoas e pela tranquilidade que o mar transmite.
Datas: 1aguarda-se numero suficiente de incritos para avançar
segundas-feiras das 21h até às 22h30 - ONLINE
Data limite de inscrição: dez dias antes do primeiro encontro
Esta atividade insere-se no Projeto Vizinhos Compassivos.
Informações [email protected] ou 918511778