Grupo Comunitário de Partilha - CASA LUTO - Porto Compassivo

Data:2024-04-30

"Dá à tua tristeza todo o espaço e abrigo que é devido, pois se todos suportarem a sua tristeza com honestidade e coragem, a tristeza que agora enche o mundo diminuirá." - Etty Hillesum

Grupo comunitário de partilha para integrar e encontrar sentido, dirigido a pessoas que vivenciam um processo de luto (12 pessoas no máximo)

O processo de luto, muitas vezes, pede-nos para olharmos para o nosso lugar na vida e no mundo. Sendo também o mundo a nossa casa, o Grupo Casa Luto é precisamente um convite a dar significado a esse lugar. Em rede, ligamo-nos através da vivência que a perda traz a cada um de nós. É por isso, não um grupo terapêutico, mas sim um grupo comunitário.

Durante 7 sessões, a partir da rede, tecemos o suporte e construímos a casa, fonte de alimento e de outros recursos, a nossa base e o nosso porto de abrigo. Percorremos cada divisão com o sentir desperto e o espaço de escuta atenta.

7 sessões online:

1 - HALL – apresentação, testemunhos e regras de funcionamento do grupo;

2 - SALA – definição do luto; as tarefas do luto; o quê e o como;

3 - QUARTO – compreender a relação com a pessoa que morreu

4 - COZINHA - a busca do sentido da vida

5 - DISPENSA – descobrir recursos para as mudanças e ajustes

6 - SÓTÃO– integração e um novo limiar

7 - JARDIM - despedida e ligação à comunidade

Facilitadoras:

. Mariana Abranches Pinto – É presidente da Compassio- Associação para a construção de comunidades compassivas, Coordenadora do projeto Porto Compassivo, e Responsável Nacional do Grupo ao 3º dia. Orienta retiros de silêncio e faz acompanhamento espiritual. As suas áreas de interesse e trabalho são as comunidades compassivas, a medicina narrativa, o acompanhamento espiritual em saúde e cuidados paliativos.

.Sandra Mendes: Gestora de projetos sociais e pós-graduada em Gestão de Organizações de Economia Social pela Universidade Católica do Porto. Formação em Biografia Humana/Psicologia Evolutiva Antroposófica, com fundamento na Antroposofia de Rudolf Steiner. Frequência do Curso Essencial em Escuta Ativa Empática. Gosta de criar e acompanhar o desenvolvimento de projetos sociais, mas acima de tudo é nas relações humanas, na sua riqueza e diversidade, que encontra a sua maior realização!

Datas: 15, 22 e 29 de abril, 6, 13, 20 e 27 de maio, das 19h às 20h30

Data limite de inscrição: 8 de abril

Regras do Grupo:

- Aceitação, respeito e escuta do outro

- Falar na primeira pessoa

- Ser autêntico

- Confidencialidade

- Comprometer-se a estar presente em pelo menos 5 das 7 sessões

Informações em [email protected] ou [email protected] ou 918991537

Donativo: 85 euros (Que o valor monetário não seja razão para não participar! Existem bolsas a atribuir para quem de momento não tem disponibilidade financeira, São todos muito bem-vindos!)

Inscrição - Grupo Comunitário de Partilha - CASA LUTO - Porto Compassivo