"Tudo pode ser tirado de uma pessoa, exceto uma coisa: a liberdade de escolher a sua atitude em qualquer circunstância da vida" - Vitor Frankl
Grupo comunitário de partilha para integrar e encontrar sentido, dirigido a pessoas com vivência de doença grave ou crónica. (12 pessoas no máximo)
Na vivência da doença, surgem muitos desafios de aceitação e de adaptação. A doença pede-nos para olharmos para o nosso lugar na vida e no mundo. O Grupo Casa Doença é um convite a encontrar sentido e sanação através da partilha. Em comunidade partilhamos os nossos pensamentos e sentimentos, unidos por uma experiência comum, sendo a vivência de cada um completamente única. Não um grupo terapêutico, mas sim um grupo comunitário. Durante 7 sessões, a partir da rede, tecemos o suporte e construímos a casa, fonte de alimento e de outros recursos, a nossa base e o nosso porto de abrigo. Percorremos cada divisão com o sentir desperto e o espaço de escuta atenta.
7 sessões:
1 - HALL – apresentação, testemunhos e regras de funcionamento do grupo
2 - QUARTO - as interrogações profundas que a doença provoca, porquê, para quê, e o como
3 - SÓTÃO - os ditos do sofrimento e os nossos ditos, e o trabalho da aceitação
4 - DISPENSA - recursos que ajudam (descobrir o que me ajuda a mim)
5 - COZINHA - a busca do sentido da vida
6 - SALA- desenhar o meu plano para um percurso construtivo e de sanação
7 - JARDIM - avaliação, despedida e ligação à comunidade
Regras do Grupo:
- Aceitação, respeito e escuta do outro
- Falar na primeira pessoa
- Ser autêntico
- Confidencialidade
- Comprometer-se a estar presente em pelo menos 5 das 7 sessões
Facilitadoras:
. Leonor Mexia nasceu no Porto em 1970, é casada, mãe e avó. Escritora de literatura infantil, faz sessões de leitura em escolas, bibliotecas e lares. Colabora com vários grupos de doentes, crianças, cuidadores e pessoas em situação vulnerável. Facilitadora de workshops na associação Compassio, nomeadamente de acompanhamento de doentes e interioridade e cuidado.
. Mariana Abranches Pinto: É presidente da Compassio e Responsável Nacional do Grupo ao 3º dia. Orienta retiros de silêncio e faz acompanhamento espiritual. As suas áreas de interesse e trabalho são as comunidades compassivas, a medicina narrativa, o acompanhamento espiritual em saúde e cuidados paliativos.
Data limite de inscrição: dez dias antes do primeiro encontro
Esta atividade insere-se no Projeto Vizinhos Compassivos e Porto Compassivo - Uma comunidade que cuida até ao fim. É uma atividade realizada em parceria com o Grupo ao 3º dia.
Informações em [email protected] ou [email protected] ou 918991537
Donativo: 75 euros (Que o valor monetário não seja razão para não participar! Existem bolsas a atribuir para quem de momento não tem disponibilidade financeira, São todos muito bem-vindos!)
ATENÇÃO: Só deve fazer a transferência quando tiver a confirmação da nossa parte que está inscrito/a
IBAN COMPASSIO: PT50004590304031803481852
MBWAY 914 034 115