"Dá à tua tristeza todo o espaço e abrigo que é devido, pois se todos suportarem a sua tristeza com honestidade e coragem, a tristeza que agora enche o mundo diminuirá." - Etty Hillesum
Grupo comunitário de partilha para integrar e encontrar sentido, dirigido a pessoas que vivenciam um processo de luto (12 pessoas no máximo)
O processo de luto, muitas vezes, pede-nos para olharmos para o nosso lugar na vida e no mundo. Sendo também o mundo a nossa casa, o Grupo Casa Luto é precisamente um convite a dar significado a esse lugar. Em rede, ligamo-nos através da vivência que a perda traz a cada um de nós. É por isso, não um grupo terapêutico, mas sim um grupo comunitário. Durante 7 sessões, a partir da rede, tecemos o suporte e construímos a casa, fonte de alimento e de outros recursos, a nossa base e o nosso porto de abrigo. Percorremos cada divisão com o sentir desperto e o espaço de escuta atenta.
7 sessões online:
1 - HALL – apresentação, testemunhos e regras de funcionamento do grupo;
2 - SALA – definição do luto; as tarefas do luto; o quê e o como;
3 - QUARTO – compreender a relação com a pessoa que morreu
4 - COZINHA - a busca do sentido da vida
5 - DISPENSA – descobrir recursos para as mudanças e ajustes
6 - SOTÃO– integração e um novo limiar
7 - JARDIM - despedida e ligação à comunidade
Facilitadoras:
. Ana Sevinate: Psicóloga clínica e psicoterapeuta, pós-graduada em cuidados paliativos pela Faculdade de Medicina de Lisboa e em psicossíntese pela University of East London. Experiência clínica em luto, perda e transições de vida. Membro do grupo de trabalho Ecopsicologia Portugal e co-fundadora do projeto Histórias de Raiz. Formadora no curso de doulas de fim da vida. Autora do livro Ser Terra: o abraço da Psicologia à natureza.
. Sandra Mendes: Gestora de projetos sociais e pós-graduada em Gestão de Organizações de Economia Social pela Universidade Católica do Porto. Formação em Biografia Humana/Psicologia Evolutiva Antroposófica, com fundamento na Antroposofia de Rudolf Steiner. Frequência do Curso Essencial em Escuta Ativa Empática.
Gosta de criar e acompanhar o desenvolvimento de projetos sociais, mas acima de tudo é nas relações humanas, na sua riqueza e diversidade, que encontra a sua maior realização.
Data limite de inscrição: dez dias antes do primeiro encontro
Regras do Grupo:
- Aceitação, respeito e escuta do outro
- Falar na primeira pessoa
- Ser autêntico
- Confidencialidade
- Comprometer-se a estar presente em pelo menos 5 das 7 sessões
Informações em [email protected] ou 918991537