Curso Abrašar a Vida, Aceitando a Morte

Data:2021-06-07

No desenvolvimento do projeto AMADORA COMPASSIVA algumas formações da AMARA passarão a ser nele incluídas a partir de junho. Podemos assim dar voz e partilhar as excelentes formações da AMARA que é parceira da LInQUE desde o seu início e faz parte das entidades promotoras da Amadora Compassiva. O valor a cobrar para todas as pessoas que cheguem via Portugal Compassivo têm o desconto de 20% (igual aos sócios e voluntários da AMARA)

 

Curso 'ABRAÇAR A VIDA, ACEITANDO A MORTE'

"O grande problema não é saber o que se vai passar depois da morte, é saber se há vida ANTES da morte" (Pierre Rabhi)

7 a 29 de Junho de 2021
Segundas e terças-feiras das 19h00 às 22h00 (hora de Portugal Continental)

PRINCIPAIS OBJETIVOS E ESTRUTURA

Desenvolver competências emocionais para lidar com o sofrimento (da próprio e do outro) perante a morte; adquirir recursos para dar apoio existencial a pessoas em fim de vida e à sua família.

Este Curso possui dois módulos que se complementam.

Módulo 1: Desenvolver os recursos internos para lidar com os desafios da vida.Módulo 2: Adquirir competências de gestão emocional e eficácia no apoio a pessoas em fim de vida e os seus familiares

Este curso foi alvo duma investigação científica (doutoramento de Carol Costeloe na Universidade de Kent, Reino Unido) que validou a sua importância para profissionais de saúde.

OBJETIVOS

Identificar as ansiedades e os medos universais e individuais perante a morte e trabalhar recursos pessoais para lidar com o desconhecido e os desafios da vida.Identificar formas de reforçar o sentido da própria vida e a qualidade das relações pessoais.Compreender as necessidades emocionais e espirituais de uma pessoa com doença crónica, avançada e progressiva e da sua família; entrar numa relação de ajuda com os mesmos, sem recorrer a mecanismos de fuga.Os cuidadores (formais e informais) irão beneficiar de suporte emocional e treino de competências na área da relação de ajuda, a fim de evitar o esgotamento e melhorar as suas competências de apoio existencial às pessoas que cuidam.

DESTINATÁRIOS

Profissionais de saúde e voluntários que trabalham nas áreas de cuidados paliativos, continuados, ou outras situações em que são regularmente confrontados com a morte e o sofrimento; qualquer pessoa que deseje fazer uma reflexão sobre o sentido da vida e da morte; cuidadores informais que procuram dar um apoio mais profundo a familiares ou amigos em fase final de vida, ou adquirir competências para ser voluntário da AMARA.

PROGRAMA

32 horas: 24 online e 8 offline

MÓDULO 1: "VIVER E MORRER, A MESMA PREPARAÇÃO"

Espaço de desenvolvimento pessoal e de reflexão

Como viver com mais plenitude e poder encarar o fim da vida de forma natural.Os medos perante a vida e a morte que como nos limitam.A descoberta interior dos recursos latentes em cada um.Trazer sentido à própria vida.

MÓDULO 2: "RELAÇÃO DE AJUDA"

O mal-estar do cuidador: as dificuldades dos cuidadores formais e informais perante os doentes em fase terminal.As atitudes da relação de ajuda e a prática da escuta ativa.O apoio psicológico ao doente e aos familiares.As necessidades espirituais do doente em fim de vida: atitudes concretas para ajudar o doente a sentir-se mais em paz antes de morrer, independentemente das suas crenças religiosas.

MÓDULO EXTRA (Gratuito): "Voluntariado e Cuidados Paliativos"

Para participantes que posteriormente queiram ser voluntários da AMARA). (1 dia; a realizar 3 vezes por ano)

METODOLOGIA

Exposições teóricas com debate em grupo, exercícios práticos (individuais e em grupo) de desenvolvimento pessoal e práticas de escuta ativa.

FORMADORA

Carol Costeloe

PREÇO

250€

DESCONTOS

10% estudantes e profissionais de saúde
15% sócios ACP e sócios SNQTB - Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários
20% sócios AMARA, amigos LInQUE e Portugal Compassivo.

Descontos não acumuláveis. Contacte-nos em caso de dificuldades financeiras.

Data limite de inscrições: 4 de Junho 2021.

Em caso de cancelamento até 10 dias antes da data de início do curso, a AMARA devolve 50% do sinal. Após este prazo, a devolução do sinal não será possível; nem reutilizar este valor noutra atividade.

Inscrição - Curso Abrašar a Vida, Aceitando a Morte