Clube de Leitura da Compassio

Data:2023-03-06

É com grande alegria que comunicamos que a Compassio vai dinamizar um Clube de Leitura com início no próximo dia 06 de Março - um espaço de encontro em torno da leitura de livros com o objetivo de estimular a reflexão e o debate de temas como: a despedida, o luto, a morte, o morrer, o envelhecimento, a compaixão, o cuidado e sobre a própria vida.

A dinâmica de participação no Clube é a seguinte:

Inscrição obrigatória para cada edição;Deverá ler o livro destinado a cada edição;Os encontros terão duração de 1h30 dependendo de cada livro;

Nesta primeira edição, o livro será : Ser Mortal de Atul Gawande

"A nossa reverência pela independência não tem em conta a realidade da vida: mais cedo ou mais tarde, a independência torna-se impossível. Uma doença grave ou debilidade atinge-nos, inevitável como o pôr-do-sol. E eis que surge uma nova questão: se a independência é o nosso objetivo de vida, o que é que fazemos quando ela deixa de ser possível?"

Ser mortal é um livro da autoria de Atul Gawande. Trata-se de uma meditação sobre a forma como as pessoas podem viver melhor com a fragilidade inerente à idade avançada, com uma doença séria e ao aproximarem-se da morte. Ao longo do livro, este famoso médico humanista examina as suas limitações e falhas finais - tanto na sua própria prática, como na de outros - à medida que a vida chega ao fim. E descobre como podemos fazer melhor. Para isso, vai observar as rondas de uma enfermeira num lar de terceira idade, um geriatra na sua clínica e a forma como gente reformista e "fora da caixa" vai virar as residências de idosos de pernas para o ar, com resultados surpreendentes. E também encontra pessoas que nos mostram como ter conversas difíceis e como garantir que nunca sacrifiquemos aquilo com que as pessoas realmente se importam. Atul Gawande pede uma mudança na forma como os profissionais de saúde tratam os doentes que se aproximam do fim da vida Segundo afirma, o objetivo final não é uma boa morte, mas uma boa vida – até o fim.

Atul Gawande é um prestigiado médico, cirurgião (geral e endócrino) e investigador americano na área da saúde pública.É professor na Universidade de Harvard, dirige o Ariadne Labs, um centro de inovação em sistemas de saúde, e preside à Fundação Lifebox, uma ONG que procura melhorar a prestação dos cuidados de saúde a nível global, ajudando os países com menos recursos. Escreveu vários bestsellers sobre a temática da medicina e dos cuidados de saúde. Recebeu dois National Magazine Awards, ganhou a MacArthur Fellowship e o prémio Lewis Thomas para Obras sobre Ciência.

Dia 06 de Março, pelas 19h00 até às 20:30.

Local do encontro: Livraria Gato Vadio, na Rua da Maternidade, no Porto

Inscrição - Clube de Leitura da Compassio